Contador Site

sexta-feira, 21 de maio de 2010

NÃO PODIA DEIXAR DE REGISTRAR...MUITO BOM!!!!

A aposta de Pascal e a Leitura


                   Hoje a matéria da Biblioteca é um tanto curiosa, quem sabe para alguns até engraçada, mas faz muito sentido, irão ter que ler até o final para entender as relações trazidas no texto, bom espero que pelo menos os professores o façam, são eles os principais mediadores para que os livros e conseqüentemente a leitura façam cada vez mais parte de nosso cotidiano. Num desses Seminários de Educação que participo, tive a alegria de assistir uma palestra do renomado Professor Dr. Juremir Machado da Silva, professor da PUC e colunista do correio do povo. O tema em debate foi a “Leitura e Escrita: sua importância para a aprendizagem no mundo contemporâneo.

                    Com um humor extraordinário o palestrante nos trouxe reflexões importantes acerca da importância da leitura no cotidiano das crianças, jovens e adultos. Usou de uma relação um tanto curiosa para nos mostrar as questões que dificultam a relação dos livros com as pessoas e formas as quais podemos nos aproximar mais delas, citou o computador como um ótimo aliado para as leituras. Pascal, a qual fiz referência no título, é um famoso filósofo francês que viveu no século dezessete, na época ele questionou a existência de Deus fazendo a seguinte pergunta: Deus existe ou não existe? Pela lógica pensou: o que vou perder se apostar que sim? Se apostar que sim e estiver certo, serei beneficiado com a ida ao paraíso e a felicidade terrena.Se apostar que não e estiver errado, irei para o inferno e não serei feliz na terra. Para Pascal, este é um argumento que poderá ser considerado a favor de um comportamento humano de acordo com a existência de Deus, seguindo a "razão do coração". O que quero dizer , e aqui faço referência ao tema abordado na palestra, é que  a leitura precisa ser pregada por todos, principalmente por nós professores. Ler também exige recompensas, e as recompensas são muitas, inclusive felicidade e sabedoria. Sim, sabemos que a leitura é povoada de solidão e personagens, e além disso precisamos de muita concentração, apesar de muitas vezes o ato de ler ser uma ilusão, ele é acima de tudo prazeiroso e útil. Juremir em sua brilhante fala, digo brilhante por ter sido muitas vezes aplaudido, foi feliz em dizer que a leitura não é uma questão de suporte, mas é um suporte que nos dá um espaço de solidez em nossa existência. Citou a imagem como a principal inimiga da leitura e o computador como um dos maiores aliados, pois nele temos a possibilidade de realizar diversas leituras, inclusive de livros na íntegra que encontramos em alguns sites da internet.

                Para o Prof. Dr. Juremir, o desafio dos professores, principalmente, consiste em levar ao futuro leitor esta teoria da Aposta convertida às vantagens de ler. Quem ler terá duas chances de ser feliz, seja pelo lado prático, de adquirir conhecimento, ou pelo aspecto hedonístico, obtendo prazer. “O importante é mostrarmos e tentarmos convencer de que ao ler um livro ele terá feito a aposta certa, pois a felicidade pode ser encontrada na leitura”. E com isso, quem sabe teremos brilhantes escritores que possam trazer-nos momentos de prazer e novos saberes.Por isso a ordem é pregar....pregar e pregar. É isso aí!



DANIELE MULLER – MONITORA DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOSE DE ALENCAR.
 
UM PEQUENO REGISTRO DEPOIS DA PALESTRA !
 
 
PROF. DR. JUREMIR MACHADO DA SILVA.
 

quarta-feira, 5 de maio de 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

PARA PENSAR..........

Aprender é uma viagem muito gostosa e maravilhosa, onde temos a oportunidade de construir novos conhecimentos, melhorar enquanto pessoa e estabelecer novas relações com os outros e com o meio. Por isso, aprender é crescer sempre. Aproveite todas as oportunidades de aprendizagem que surgirem em sua vida, pois aprender é a melhor de todas as coisas. O dinheiro pode ser perdido ou roubado, a saúde e força podem falhar, mas o que você dedicou à sua mente é seu para sempre. Enfim, aprender é bom demais!!

            PENSE NISSO...E BOA SEMANA!!!!