Contador Site

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O ATO DE LER (PAULO FREIRE)


“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, afirmou Paulo Freire na obra intitulada A Importância do Ato de Ler (1988). Com essa afirmação, Freire revela que o mundo que se movimenta para o sujeito em seu contexto pode ser diferente do mundo da escolarização. Dessa forma, a leitura das palavras na escolarização, ou de sua escrita, de nada implicaria na leitura da realidade.
Freire se preocupava com os “textos”, as “palavras” e as “letras” daquele contexto em que a percepção era experimentada pelo aluno. E notou que quanto mais “codificava” a leitura dessa realidade, mais aumentava a capacidade do indivíduo de perceber e aprender. O que resultava em uma série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão acontecia por meio da relação com o concreto e com os pares.
Esse processo de leitura organizado por Freire, denominado como o “ato de ler”, busca a percepção crítica, a interpretação e a “reescrita” do lido pelo indivíduo. Tal abordagem nos mostra que, o que antes era tratado e realizado de forma autoritária, agora é concebido como “ato de conhecimento”.
O papel do educador nessa proposta é de suma importância, bem como a coerência entre o que o educador proclama e sua prática. Pois “não é o discurso que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso”, afirma Freire.
“Educar e ser educado pelos educandos” também é uma perspectiva freireana. Essa corrente revelou que uma visão da educação está na intimidade das consciências dos envolvidos e é movida pela bondade dos corações. E, já que a educação pode modelar as almas, também pode alavancar as mudanças sociais.
Contudo, podemos observar os desafios do texto sem contexto, e dos esforços que levam ao sentido de uma correta compreensão do que é a palavra escrita, a linguagem, as relações com o contexto de quem fala, de quem lê e escreve e, portanto, da relação entre “leitura” do mundo e leitura da palavra.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

FORMANDOS DO CURSO DE INFORMÁTICA NESTE PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013

 
Obs: Nesta foto faltou a Jussara Martins, que não pôde estar presente neste momento.







PARABÉNS E MUITO SUCESSO À TODOS!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

FORMATURA NA BIBLIOTECA PÚBLICA JOSÉ DE ALENCAR- CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL

FORMATURA NA BIBLIOTECA PÚBLICA JOSÉ DE ALENCAR- CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL

Neste dia 04/07/2013, aconteceu mais uma solenidade de formatura de turmas do curso de informática promovido no CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL, pelo PROJETO "MELHOR IDADE NA ERA DIGITAL". São 25 participantes no primeiro semestre, totalizando 50 horas-aula,as aulas tiveram inicio no mês de março e foram concluídas no mês de junho, culminando com a formatura nesta quinta-feira. Parabenizo todos os formandos e desejo sucesso diante dos desafios das novas tecnologias. 

DANIELE MÜLLER
PROFESSORA DE INFORMÁTICA/BIBLIOTECÁRIA.
MAIS INFORMAÇÕES NO FACEBOOK DA BIBLIOTECA:

                                             REGISTRO DAS TURMAS